sábado, 3 de dezembro de 2011

Resumo do livro: Romeu e Julieta de William Shakespeare




O livro Romeu e Julieta de William Shakespeare escrito entre as datas de 1591 e 1595 é uma das obras de maior destaque no período Elisabetano. 
Segundo consta, a história baseia-se em fatos reais acontecidos na cidade de Verona (cidade Italiana) entre as famílias Montechcchio (de Verona) e Capuleto (de Cremona). Essa história foi recontada durante muito tempo por escritores, porém só tomou proporções maiores quando foi escrita e encenada por William Shakespeare, pois atribuiu a um tema comum caráter de obra prima mundial.
Escrita em forma de peça teatral, em um período que os teatros tiveram sua ascensão, a obra narra a história de amor trágica de dois jovens pertencentes a famílias rivais, Romeu Montéquio e Julieta Capuleto que contrariam as restrições familiares e políticas para viverem sua paixão. Seu título original é “The Most Excellent and Lamentable Tragedy of Romeo and Juliet.” Divide-se em cinco atos:


 Primeiro Ato: 
A peça inicia-se com uma desavença entre as famílias Montéquio e Capuleto nas ruas da cidade de Verona que é interferida pelo príncipe Éscalo que os ameaça com a morte. 
Julieta, filha única de Capuleto é pedida em casamento por Páris, jovem nobre e parente do príncipe de Verona. 
Capuleto oferece um grande baile de máscaras em homenagem a Páris a todos os membros da família e amigos. 
Romeu, filho de Montéquio juntamente com seu primo Benvólio e amigo Mercúrio, comparecem a festa disfarçados no intuito de que Romeu veja Rosalina, sobrinha de Capuleto, seu amor não correspondido. Entretanto, Romeu acaba perdidamente apaixonado por Julieta no momento que a vê. 


Segundo Ato:
À noite os dois jovens se encontram na varanda do quarto de Julieta onde trocam juras de amor e decidem se casar. Frei Lourenço com o intuito de unir as duas famílias, celebra o casamento secretamente no dia seguinte. 



Terceiro Ato: 
Após o casamento, Romeu é desafiado por Teobaldo, primo de Julieta para um duelo, devido a este ter comparecido ao baile na casa dos Capuletos sem ser convidado, caracterizando uma afronta contra a família. Porém, Romeu se recusa lutar contra ele e seu amigo Mercúrio intervêm iniciando o duelo contra Teobaldo. Mercúrio é mortalmente ferido. Romeu vinga seu amigo e mata Teobaldo. 
O príncipe de Verona, Éscalo expulsa Romeu de Verona atribuindo - lhe a causa dos homicídios. 
Julieta fica inconsolada com os acontecimentos. Seu pai considera que o sofrimento seja imputado ao assassinato de Teobaldo, e propõe que seja realizado o casamento entre ela e o nobre Páris. Julieta se recusa, e Capuleto ameaça deserdá-la. À noite com a ajuda da Ama de Julieta, o jovem casal se encontra e consumam o casamento. Romeu parte para a cidade Mântua, logo após o amanhecer. 


Quarto Ato
Na manhã seguinte, Julieta vai até a capela de Frei Lourenço para solicitar sua ajuda. Este aconselha Julieta a aceitar o casamento proposto por seu pai. O Frei apresenta uma solução lhe aconselhando que na manhã do casamento deverá Julieta beber uma poção que fará com que ela seja dada como morta. O Frei então, ficaria encarregado de informar a Romeu sobre os acontecimentos. Julieta segue as recomendações do Frei e é levada adormecida para o jazigo da família.


Quinto Ato: 
O Frei envia uma mensagem a Romeu que, porém se extravia. Romeu desconsolado com a morte de sua amada compra um frasco de veneno em um boticário e vai até o jazigo dos Capuletos para morrer junto a sua amada. Na entrada do túmulo, Romeu encontra Páris consternado. Ambos enfrentam-se em um duelo, e Romeu assassina Páris. 
Acreditando que Julieta estivesse morta, Romeu bebe o veneno e morre ao lado do corpo de sua amada. Julieta desperta e encontra o corpo de marido estirado. Não vendo mais solução e esperança que a motivem a viver, se suicida com o punhal de Romeu. 
Com a tragédia as duas famílias se reconciliam e prometem manter a paz em memória de seus amados filhos.

30 comentários:

  1. muito legal a historia

    ResponderExcluir
  2. me ajudou na escola e muito legal a historia também

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Muito obrigada! Ajudou bastante esse resumo! *-*

    ResponderExcluir
  4. muito legal vai me ajudar pra caramba te adoro vamy pelo resuno

    ResponderExcluir
  5. Vai me ajudar na prova kkkk *_* otimo Resumo parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e tambem tenho prova amanha
      vai me ajudar muito

      Excluir
    2. kkk eu também tenho prova amanhã sobre este livro !

      Excluir
  6. resumo bom vai me ajudar a passar de ano

    ResponderExcluir
  7. sempre adorei esse livro

    ResponderExcluir
  8. Esse resumoe ajudou a completa a peça do meu Colégio , kk

    ResponderExcluir
  9. resumo bom vai me ajudar a passar de ano!!!

    ResponderExcluir
  10. muito me ajudou na trabalho do fim do ano para passar ótimo mesmo

    ResponderExcluir
  11. muito bom amei a historia mesmo!!!

    ResponderExcluir
  12. muito bom amei a historia mesmo!!!

    ResponderExcluir
  13. me ajuou a passar de ano muito obrigado

    ResponderExcluir
  14. Muito linda essa história obrigada pela ajuda me ajudou muito e vai me ajudar muitooo em história o prof pediu um resumo obg!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Bem apresentada cada parte da historia. Parabens!

    ResponderExcluir
  16. Legal ajudo no resumo do colégio valeu mesmo colaboro muito

    ResponderExcluir
  17. Poxa, vlw. Vai me ajudar a passar em português

    ResponderExcluir
  18. Oi pessoal alguem sabe o ano de publicaçao do livro ?

    ResponderExcluir
  19. Ajudou muito tenho prova hj

    ResponderExcluir
  20. Nossa mto bom esse resumo!!!

    ResponderExcluir
  21. valeu min ajudo muito

    ResponderExcluir
  22. prova hj desse livro

    muito bom valeu pelo resumo :p

    ResponderExcluir